Olá, somos do Grande Cidade Paulista! Crie uma conta para conseguir postar coisas interessantes em nosso fórum e seja bem-vindo.

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Admin
Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/01/2018
Ver perfil do usuáriohttp://gcp-roleplay.forumeiros.com

Biblia do Roleplay - Aprenda a jogar roleplay.

em Seg Abr 02, 2018 10:56 am
BÍBLIA DO ROLEPLAY
Versão: 1.1
Por: LeLeTe (há muito tempo atrás)



SEÇÕES

RK
DM
OOC
IC
KOS
NON-RP/ANTI-RP
RP
MG
PG
RPFW/RP-FTW
PK
CK




RK

RK, vem do inglês, revenge kill, que significa "Morte por Vingança".

Porquê isto é uma violação de regra? Na vida real, quando você morre, você não revive para poder matar quem te matou. No RP, quando você more em uma ação RP, do tipo, um assalto ou uma trocade tiros, você "toma" um PK. PK será explicado mais adiante.


Exemplo: Você está andando pela rua. De repente, um bandido te assalta, você reage e é morto. Isto seria um PK. Se você, quando sair do hospital, tentar matá-lo, sem um motivo e RP, você será punido por Revenge Killing.







DM

DM, vem do ingês, deathmatch/deathmatching, e signfica "Luta até a morte".

DM é proibido pois, se você veio aqui para matar, escolha um servidor de DM, não de RP. Na vida real, você não sairia matando todo mundo sem um motivo. Até serial killers tem motivos. DM é considerado quando você mata alguém sem nenhuma razão VÁLIDA.

Exemplo: Você está andando na rua. Você vê um cara que você odeia na vida real (OOC) ou que você achou engraçado. Você vai e ataca ele, seja com socos, seja com armas. É DM.
Outro exemplo: Você está com uma arma. Tem um colega seu junto de você. Você vai e mata ele por pura/o e simples maldade/diversão/problemas mentais.
Mais um exemplo: Alguém bate no seu carro. Você mata a pessoa.






OOC

OOC, vem do ingês, out of character, e significa "Fora do personagem".

Em servidores de RP, você desenvolve um papel. O papel da vida real. O seu personagem, vive em um mundo separado do nosso. O nosso mundo, é o chamado OOC. OOC é o mundo real, onde, eu, Oclim, escrevo esta bíblia. O mundo IC será explicado mais adiante. Alguns chats OOC são o '/b', o '/o', e o '/f'. Se precisar falar em OOC em chats IC, use o formato "Duplo Parênteses". '((' e '))'.

Exemplo: *Em IC Chat* ((Gente. Tô apertado. Já volto.))
Exemplo: Você está jogando com uma pessoa do seu lado e/ou fazendo RP com ela e/ou mais pessoas, e sente vontade de ir ao banheiro. Você usa o chat OOC (/b, /f, etc) para avisar que você estará AFK (Away from keyboard, fora do Teclado);






OOC

IC, vem do inglês, in character, e significa "Dentro do personagem".

Como você provavelmente leu anteriormente, o nosso mundo é o OOC. Então, o que é o mundo IC? O mundo IC é aonde você desenvolve o papel da vida real. Um mundo fictício de San Andreas, onde eu, Ripton Hylton, na época da escrita deste texto, sou um residente. Este mundo é diferente do mundo OOC. Misturar eles é MG, que será explicado depois. O IC é o mundo em que seu personagem vive. Você pode fazer muitas coisas. Pense no mundo IC como se fosse "The Sims". Eles têm seu proprio mundo, seu próprio país, o "Simland". Aqui, o conceito é o mesmo. No nosso mundo, você pode praticar ações usando o comando '/me'. O comando '/me' tem esta sintaxe: [Seu nome aqui] [Texto]. Exemplo: '/me' pega o pacote de bolachas. No jogo, irá aparecer, com esta cor, esta frase:

* Ripton Hylton pega o pacote de bolachas.

Nunca use o /eu para falar de ações PASSADAS ou FUTURAS. Somente o PRESENTE deve ser usado no '/eu'.
Outro comando vital é o '/do'. O que o '/do' faz? O '/do' é usado para indicar ações que um objeto faz ou descrever um objeto ou alguém. Não você. Eis um exemplo:

* Ripton Hylton pega o pacote de bolachas. [O /me.]

*O pacote de bolachas é da Trakinas. (( Ripton Hylton )) [O /do.]


Outro exemplo é:

* Ripton Hylton liga o carro engatado, sem pisar na embreagem. [O /me.]

*O carro balança e morre. (( Ripton Hylton )) [O /do.]

No caso acima, não descrevemos um objeto/pessoa. Descrevemos a ação de um objeto. Chats IC são '/baixo', '/ligar', '/r', e o chat normal (T).






KOS


KOS, vem do inglês, kill on sight, que significa "Mate a vista".

O KOS é proibido, pois, na vida real, você não sairia matando alguém porque simplesmente ele é policial. Ou porquê uma gang rival entrou no seu território.
Lembre se: KOS é quando você mata alguem a vista, sem nenhum motivo de RP.

Atenção: Não confunda KOS com DM OU RK!!!!

Exemplo: Você está andando pela rua. Você vê alguém de uma gang rival entrando no teu Hood, ou você é policial, e vê um bandido. Você vai lá e mata ele.






ANTI RP/NON RP

Anti-RP, que, por sinal, é uma adpatação do NON-RP, que significa, pra variar, em ingês, Non-Roleplay, significa "Não RP".

Isto significa que você não esta RP'ing. Ou seja, você não está desenvolvendo o papel da vida real/agindo como na vida real. O ponto principal dos jogos de RP são simular um papel. No caso deste servidor de SAMP, o papel da vida real. Então, sempre aja como se fosse a vida real.

Exemplo: Você está dirigindo, fugindo da polícia. Você bate num poste, e não faz /eu sofre ferimentos, /do carro amassa, ou qualquer coisa do tipo. Isso é considerado ANTI RP/NON RP, pois você não fez o papel da batida, pois lembre-se: este é um Server de RP, onde é obrigatório o papel da Vida real.





RP

RP, vem do inglês, roleplay, que significa "Atuar/Desenvolver um papel."

No caso deste servidor, o papel da vida real. No seu personagem, IC, você DEVE agir como se estivesse na vida real. Isso é o princípio do RP deste servidor - Desenvolver o papel da vida real. Quanto melhor e mais detalhadamente você desenvolver este papel, maior é suas habilidades de RP, e seu reconhecimento pelos servidores de SAMP do mundo inteiro.

Exemplo: Você está bebendo cerveja. Você pode fazer o RP, ou o papel, de bebê-la errado, derramá-la, etc.

QUANTO MAIS TEMPO VOCÊ GASTA PRATICANDO RP, MELHOR O SEU RP FICA, E MELHOR A SUA REPUTAÇÃO E PRESTÍGIO!!!







MG

MG, vem do inglês, metagaming. MG não tem uma tradução definida. É somente um termo, do tipo "Do Mal". Este termo significa jogar 'meta', ou seja, como o prefixo diz, mudança, transformação.

Metagaming tem muitas definições. Todas elas serão explicadas aqui.

Primeira: Misturar OOC com IC. Como você deve ter lido anteriormente, OOC e IC são coisas, "mundos", diferentes. Por isso, misturá-los é uma quebra de regra. O vice-versa também.

Exemplos disso são:
*Em chat IC* Ripton Hylton: Olá, tudo bem?
*Em Chat OOC* Fulano_De_Tal: E ai, fmz?
Vice-Versa.
*Em chat OOC* Ripton Hylton: Olá, tudo bem?
*Em Chat IC* Fulano_De_Tal: E ai, firmeza?


Segunda: Usar Informações OOC com IC. Esta é uma regra muitas vezes desconhecida por muitos. O uso de informações OOC em IC é proibido, pois, na vida real, você não tem um canal OOC para saber das coisas da vida. É como se Jesus fosse o canal OOC. E ele falasse pra você "Não pegue a 23 de maio". Sendo que você já esta na curva para pegá-la. Se Jesus nunca tivesse lhe falado, você iria pela 23 de maio.

Exemplos disso são:

*Em Chat OOC* Ripton Hylton: A idade do Beutrano_De_Tal é 25.
*Em Chat IC* Beutrano_De_Tal: Minha idade é 16.
*Em Chat IC* Fulano_De_Tal: Mentira. O Marcos acabou de falar no '/f' que você tem 25.


Terceira: Usar Smileys, Palavras Abreviadas, e Caracteres Proibídos em Chat IC. Outra regra muito quebrada é esta. Muitas pessoas ainda digitam, em chats IC, 'fmz', 'blz', 'pq', 'vc'. Na vida real, se a sua mãe lhe pedir para ir buscar pão na padaria, você não irá falar "pq eu?". Você irá dizer "Porquê eu?". Na vida real, quando alguma garota lhe pede namoro, você não irá dizer "Dois pontos e fecha parênteses (( ))" Na vida real, também, você, quando não entender algo, você não irá falar "Ponto de interrogação". Você irá falar "Que?", "Huh?", "Hã?"

Exemplos:
*Em IC Chat* Ripton Hylton: Você não é qualificado para o serviço. Não.
*Em IC Chat*Fulano_De_Tal: PQ?
Smileys:
*Em IC Chat* Ripton Hylton: Não, sem permissão.
*Em IC Chat*Fulano_De_Tal: :/
Caracteres Proibídos:
*Em IC Chat*Ripton Hylton: Passa seu biriri.
*Em IC Chat*Fulano_De_Tal:?






PG

PG, vem do inglês, powergame, e também não tem tradução. É simpesmente um termo, que literalmente vira algo como 'jogar com força, forçar a jogada'.

PG tem definições diferentes. Elas são:
Forçar um ato de RP ou não RP: Muitas pessoas forçam outras a fazer um RP. Isso é proibido. Pois, na vida real, você não tem como forçar o Tazer do policial a não funcionar. Outro grande erro é forçar o RP por meio de comandos do tipo "'/eu' empurra o cara." Na vida real, você não conseguiria empurrar todo mundo. Por isso, para toda a ação, você deve ter uma reação APROPRIADA. No caso de falha da ação, a pessoa DEVE explicar o porquê da falha por meio de uma ação válida. Falhas sem nenhuma ação válida é considerado uma quebra de regra.

Exemplos de forçar um ato:
* Ripton Hylton pega o tazer e dispara-o.
* Falha. Pois o tazer está sem bateria. ((Fulano_De_Tal)) [A falha aqui é o fulano forçar a interpretação de que o tazer está sem bateria]

Exemplos de resposta errada para uma ação:
* Ripton Hylton se esquiva pra esquerda, trazendo junto seu punho e jogando-o na direção do rosto de Fulano.
* Não pega, me jogo pra direita. ((Fulano_De_Tal)) [A falha aqui é o Fulano não interpretar a resposta da falha por uma ação válida]

Exemplos de PG por ações:
* Ripton Hylton joga seu corpo contra Fulano para empurrar o cara.
* Falha. ((Fulano_De_Tal)) [Neste caso, ele não especificou o motivo da falha]

* Ripton Hylton joga com força e peso sua perna esquerda contra a base de Fulano, para derrubá-lo.
* Falha. Eu sou grande. ((Fulano_De_Tal)) [Neste caso, ele colocou um motivo errado]

PG Também é considerado quando você pega um item que não existe, ou que acabou de inventar. Se você anda com um coldre/bandoleira, DEVE mostrar a todos que usa. Com comandos '/do'. Sempre que alguém passar perto de você, mostre, com comandos '/do', o que você tem. Como, por exemplo, um fone de ouvido, coldre, mochilas, bolsas, etc.

Exemplos:
Fulano_De_Tal pega uma arma do coldre. [Ele não mostrou que tinha um coldre]
Fulano_De_Tal pega uma shotgun da calça. [Uma calça não pode realisticamente guardar uma 12 sem chamar atenção]
Fulano_De_Tal mesmo sangrando pelos disparos contra ele vai até o carro e liga ele, indo embora. [Falha em interpretar os tiros que impossibilitariam a ação de ir embora de carro]







RPFW/RPFTW

RP-FTW/RPFW, vem do inglês, roleplay for the win, e significa "Desenvolver/atuar um papel para ganhar".
Isso é proibido, pois, na vida real, NUNCA você sempre ganha. Numa luta, por exemplo, é IMPROVÁVEL você bater sem apanhar.
Exemplos:

Fulano_De_Tal desvia de todos os socos e começa a bater. [Ele não fez uma ação válida pra desviar]
Fulano_De_Tal escondeu as drogas em um lugar onde os policiais não podem acessar. [Se você conseguiu esconder, há alguém que consegue encontrar]
Fulano_De_Tal revista tudo e acha o que procura. [Se você não revistou o lugar onde está o que procura, você não pode achá-lo]





PK

PK, vem do inglês, player kill, e significa "Morte do Jogador". O PK é quando você morre, no jogo.

No PK, você perde TODA a memória da pessoa que te matou e do evento que levou a sua morte.
Exemplo:
Eu assaltei Fulano_De_Tal. Só que ele vai me denunciar a polícia. Eu decidi, então, amarrar ele, levá-lo até um lago, e o dispensar. Isso é um PK.






CK

CK, vem do inglês, character kill, e significa "Morte do Personagem". O CK é quando você morre permamentemente, ou seja, quando seu personagem morre em RP.

No CK, você perde TODO seu personagem, irreversivelmente.

CK's, pela natureza de ser permanente, requer um nível maior de RP, e está restrito por nível (consulte as regras do jogo para mais informações).
Para se aplicar um CK, além de um motivo válido e de um RP compatível, deve-se postar uma aplicação de CK na área apropriada (consulte a área de CK do fórum para mais informações);

Exemplo:
Fulano de Tal me ameaçou de morte por ter roubado as drogas dele ontem e batido nos amigos dele. Ele junta todo mundo, procura onde eu moro IC, espera eu moscar na porta de casa, e passa de carro rajando bala e me matando. Logo após, posta no fórum uma aplicação de CK.

Créditos: LeLete.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum